Study Center | The Masonic Philosophical Society
The Ancient of Days

São Paulo Study Center

The Masonic Philosophical Society has been growing throughout the world steadily. While we offer many different resources for our members to grow and learn online, there is simply no substitute for attending the Study Center nearest you. When you attend a Study Center of the Masonic Philosophical Society you will have the opportunity, not only to hear from a speaker, but to participate in the dialogue.

São Paulo Study Center
N/A
Sign-Up for future notifications

O Pequeno Príncipe de Saint-Exupery
Date: 4/1/2017 3:00:00 PM
Topic of Study: Literature
Presenter: Raquel Vieira
Synopsis: A obra “O Pequeno Príncipe”, escrita por Antoine de Saint-Exupéry, é um dos livros mais lidos de todos os tempos. Ainda que seja considerado um livro infantil pela simplicidade de sua narrativa, nele são tratados temas tão profundos como o sentido da vida, o amor, a amizade, a solidão e a perda. Os grandes ensinamentos do Pequeno Príncipe nos transportam para um mundo cheio de essências ligadas à sabedoria. Imagens e situações que exemplificam nossas dificuldades e o modo ridículo como, em certas ocasiões, acabamos nos comportando. Porque a vida em essência não é tão complicada como fazemos parecer às vezes, somos sem dúvida nós mesmos que a complicamos. A Maçonaria também utiliza de símbolos para transmitir seus ensinamentos. Dado o fato de os maçons não serem reclusos, que se retiram do mundo, porém homens e mulheres que nesse mundo vivem e trabalham, a moral maçônica não é abstrata, mas intensamente prática.

A tecnologia é uma expressão dos poderes latentes no homem?
Date: 2/3/2018 3:00:00 PM
Topic of Study: Philosophy
Presenter: Svetlana Pulvirenti
Synopsis: Quando nos vemos envoltos a tanta tecnologia, já paramos para pensar que esta nada mais é que uma expressão dos poderes latentes do Homem? São inúmeras as associações que podem ser feitas ao avanço da tecnologia a grandes Seres que surgiram de tempos em tempos. Sem falar em pessoas que nascem dotadas destes poderes ou os desenvolvem com práticas de Yoga. Enfim...será chegado o momento em que nos tornaremos em Realidade esta Tecnologia?

A vida imita a Arte ou a arte imita a Vida?
Date: 5/5/2018 3:00:00 PM
Topic of Study: Natural Science
Presenter: Raquel Carvalho Vieira
Synopsis: A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Essa clássica questão já dividiu várias opiniões e, certamente, continuará dividindo. Oscar Wilde dizia que a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida. Mas seria isto verdade? Tão antigas como a arte, as nossas experiências em querer entender a origem do processo criativo já nos levou a exaustivas pesquisas, na maioria das vezes sem uma resposta definitiva. De onde vem a inspiração? Em seus estudos no livro “Do espiritual na Arte”, o pintor e músico russo Wassily Kandinsky indica que a arte nasce da espiritualidade. Foi assim que o artista renunciou a representação figurativa tentando encontrar a relação absoluta entre a forma, a cor e o ânimo do contemplador. O que acontece conosco quando entramos no jogo dos intricados significados da arte? O que é verdade e o que é ficção? A Maçonaria Universal baseia sua filosofia na arte de construir, tendo como tarefa aperfeiçoar a estrutura da ciência maçônica. A construção ou a reconstrução interior do ser humano é o ideal da Maçonaria.

Nos relacionamos por interesse?
Date: 6/2/2018 3:00:00 PM
Topic of Study: Behavioral Science
Presenter: Rosana Bemvenuto
Synopsis: Os relacionamentos são nutridos diariamente, e muitas vezes quando deixamos de alimenta-lo, ele enfraquece e morre. Relações de interesse todos nós temos. Em menor ou maior escala, todos nós nos relacionamos por algum interesse: amizade, presença, dinheiro. O difícil é perceber o quanto os nossos interesses passam por cima de nossos valores pessoais.

"A human being is a part of a whole, called by us universe, a part limited in time and space. He experiences himself, his thoughts and feelings as something separated from the rest ... a kind of optical delusion of his consciousness. This delusion is a kind of prison for us, restricting us to our personal desires and to affection for a few persons nearest to us. Our task must be to free ourselves from this prison by widening our circle of compassion to embrace all living creatures and the whole of nature in its beauty."
Albert Einstien
Physicist
Personal Writings

Rights and Use Information Privacy Policy

Copyright © 2017 by The Masonic Philosophical Society, Inc. All rights reserved.