Skip main navigation

São Paulo Study Center

The Masonic Philosophical Society has been growing throughout the world steadily. While we offer many different resources for our members to grow and learn online, there is simply no substitute for attending the Study Center nearest you. When you attend a Study Center of the Masonic Philosophical Society you will have the opportunity, not only to hear from a speaker, but to participate in the dialogue.

São Paulo Study Center
N/A
Sign-Up for future notifications

Seria o desenvolvimento sustentáveL possível?
Date: 4/1/2017 3:00:00 PM
Topic of Study: Philosophy
Presenter: Sergio Henrique Pulvirenti
Synopsis: A Terra provê o suficiente para satisfazer nossas necessidades, mas não para satisfazer nossa ganância. No modelo convencional de desenvolvimento econômico, a geração de riqueza é baseada principalmente na extração de recursos não-renováveis. O desenvolvimento sustentável pressupõe uma menor dependência no uso destes recursos, aumentando a vida útil das reservas, substituindo-os na medida do possível por recursos renováveis. O "desenvolvimento sustentáveL" é possível? Ou a ignorância, o egoísmo e a ambição permanecerão se sobrepondo às necessidades da humanidade?

O Pequeno Príncipe de Saint Exupery
Date: 5/6/2017 3:00:00 PM
Topic of Study: Literature
Presenter: Raquel Vieira Carvalho
Synopsis: A obra “O pequeno príncipe”, escrita por Antoine de Saint-Exupéry, é um dos livros mais lidos de todos os tempos. Ainda que seja considerado um livro infantil pela simplicidade de sua narrativa, nele são tratados temas tão profundos como o sentido da vida, o amor, a amizade, a solidão e a perda. Os grandes ensinamentos do Pequeno Príncipe nos transportam para um mundo cheio de essências ligadas à sabedoria. Imagens e situações que exemplificam nossas dificuldades e o modo ridículo como, em certas ocasiões, acabamos nos comportando. Porque a vida em essência não é tão complicada como fazemos parecer às vezes, somos sem dúvida nós mesmos que a complicamos. A Maçonaria também utiliza de símbolos para transmitir seus ensinamentos. Dado o fato de os maçons não serem reclusos, que se retiram do mundo, porém homens e mulheres que nesse mundo vivem e trabalham, a moral maçônica não é abstrata, mas intensamente prática.

Podemos superar o desapontamento e a mágoa?
Date: 6/3/2017 3:00:00 PM
Topic of Study: Formal Science
Presenter: Rosana Benvenuto
Synopsis: Mais cedo ou mais tarde, as pessoas que você conhece lhe desapontam de alguma maneira: dizem alguma coisa que magoa, deixam de dizer algo importante, fazem algo que lhe deixa zangado ou deixam de fazer algo que deveriam. Infelizmente, você piora as coisas quando se sente infeliz por causa das palavras ou ações de outra pessoa. Como podemos superar o desapontamento e a mágoa? A Maçonaria é uma fraternidade que procura afastar todas as causas de divisão e rivalidade, buscando ajudar todos os seres humanos a se manterem unidos e trabalharem juntos para a perfeição da Humanidade.

Podemos perceber o “Momento Presente”?
Date: 7/1/2017 3:00:00 PM
Topic of Study: Philosophy
Presenter: Svetlana Pulvirenti
Synopsis: Podemos pensar no presente como uma linha dividindo o passado do futuro, mas uma linha tão tênue que mal existe. Podemos imaginar o futuro fluindo sobre o presente e penetrando o passado, embora o futuro não possa ser real senão em pensamento. O passado também existe somente na nossa consciência, uma vez que apenas o presente existe de fato, mas, quando pensamos no presente, essa imagem mental está no campo da memória - tomou-se uma impressão do passado. Então surge a pergunta será que podemos perceber o “Momento Presente”? A Franco-maçonaria é um caminho, um trajeto no presente, onde não existem Trevas e O Grande Arquiteto do Universo é sempre a Luz. Por isso é dito alegoricamente que “o sol está sempre no seu meridiano em relação à Franco-maçonaria”, isto alude à Realidade sempre presente na verdade que nossas Artes encarnam.

As Escolas de Mistérios permanecem vivas?
Date: 8/5/2017 3:00:00 PM
Topic of Study: Esotericism
Presenter: Celia Petean
Synopsis: O misticismo visa a experiência direta da realidade. O verdadeiro místico é alguém que não está satisfeito com informação de segunda mão a respeito de Deus, da alma humana e de seu destino, da forma como essa informação é encontrada nas várias filosofias e religiões tradicionais. Os mistérios antigos e as escolas místicas que prevalecem atualmente têm por objetivo promover treinamento para esses sérios buscadores da luz. Desde tempos remotos esses faróis têm guiado as aventuras espirituais em todas as nações, e têm sido associados a várias religiões e filosofias, tanto antigas quanto modernas. Enquanto a Humanidade está passando pela era atual, os estágios de desenvolvimento do Homem Normal para o Homem Iniciado e então para o Homem Perfeito, precisam ser acelerados. É por isso que os mistérios denominados antigos "dos quais a Maçonaria é sobrevivente" tem sido perpetuados e mantidos em suas funções cerimoniais ao longo dos séculos até os tempos modernos.

School of Pythagoras
Hypatia Quote

Wisdom of Neoplatonism

"Fables should be taught as fables, myths as myths, and miracles as poetic fantasies. To teach superstitions as truths is a most terrible thing. The child mind accepts and believes them, and only through great pain and perhaps tragedy can he be in after years relieved of them."
Hypatia of Alexandria
Mathematician and Astronomer
Personal Writings
Website Security Test