Skip main navigation

São Paulo Study Center

The Masonic Philosophical Society has been growing throughout the world steadily. While we offer many different resources for our members to grow and learn online, there is simply no substitute for attending the Study Center nearest you. When you attend a Study Center of the Masonic Philosophical Society you will have the opportunity, not only to hear from a speaker, but to participate in the dialogue.

São Paulo Study Center
N/A
Sign-Up for future notifications

Haverá um propósito maior para cada vida humana? ou a Existência basta por si mesma?
Date: 9/3/2016 3:00:00 PM
Topic of Study: Esotericism
Presenter: Heitor Cruz
Synopsis: Essas são questões sobre as quais se debruçaram sábios e filósofos de todos os tempos. Também é ao redor dessas questões que diferentes culturas elaboraram seus códigos religiosos, éticos e morais. A Maçonaria está aberta igualmente para homens e mulheres de qualquer raça ou religião, que acreditem em um Poder Supremo e tenham um forte caráter moral, que almejem a perfeição da humanidade através do serviço à Deus e a suas criaturas.

Os Mitos influenciam nossas vidas?
Date: 10/1/2016 3:00:00 PM
Topic of Study: History
Presenter: Svetlana Pulvirenti
Synopsis: Os mitos dão um sentido de pertencimento e de propósito para a vida de uma pessoa. Os símbolos, a linguagem sagrada dos mitos antigos, têm um sentido múltiplo e diverso, não são unilaterais. São metáforas que nos atingem profundamente. A Maçonaria instrui seus membros através da representação dos cerimoniais dos graus, cada um com seu próprio ensinamento, símbolos e mensagens. Dessa maneira, o maçom é levado por meio da experiência a servir a Deus, ajudar seus companheiros e melhorar a si próprio.

Tem o Budismo algum impacto na sociedade moderna?
Date: 11/5/2016 3:00:00 PM
Topic of Study: Theology
Presenter: Marco Antônio Samapio
Synopsis: O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Assim como na Maçonaria, há, no budismo, profundo respeito por todos os seres, fazendo com que seus membros considerem como obrigação fundamental dos seres humanos, viverem em paz, harmonia e fraternidade com seus semelhantes

A Transformação do Indivíduo pode despertar a Transformação do Mundo?
Date: 12/3/2016 3:00:00 PM
Topic of Study: Behavorial Science
Presenter: Celia Petean
Synopsis: Sobre a entrada do Templo de Delfos, na antiga Grécia, estava escrito: "Homem - Conhece-te a Ti Mesmo". Na parte interior, estavam escritas as palavras: "E, conhecendo-te, conhecerás o mundo". Conhecer a si mesmo vem primeiro. Conhecer o mundo é secundário. Não será a tendência de hoje em dia justamente o contrário? A educação e a ciência estão voltadas principalmente a conhecer o mundo exterior nos mínimos detalhes. É a sabedoria que transforma a consciência, não o conhecimento.Enquanto a consciência não mudar, não existirá mudança no indivíduo. Enquanto não houver mudança no indivíduo, não haverá uma mudança fundamental na sociedade. A Maçonaria está fundamentada nos princípios da solidariedade humana, liberdade de consciência e no espírito de corporação. Não coloca nenhuma restrição na procura pela verdade. E para assegurar esta liberdade exige de todos os membros da Ordem grande tolerância. Para um maçom, a liberdade de pensamento, palavras e ações é direito de toda a humanidade independente de raça, religião ou gênero.

A Intuição depende do pensamento?
Date: 1/7/2017 3:00:00 PM
Topic of Study: Natural Science
Presenter: Jose Jorge Marques
Synopsis: o modo intuitivo de saber é fundamentalmente diferente do modo mental. O pensamento se dá por meio de representações, e lida com abstrações; é o mapa, não o território. Quando você pensa, cria uma representação interna da realidade com símbolos ou palavras que você manipula. Você considera o objeto do pensa- mento como O que está "lá fora". A intuição, ao contrário, lida diretamente com a realidade, não com sua representação simbólica. A Iniciação Maçônica e "os genuínos segredos" podem ser vivenciados e apreendidos diretamente, mas não podem ser transmitidos em palavras, pois não conseguem expressar a essência de uma experiência sensorial. A intuição, no entanto, não funciona no vácuo. Ela ilumina a mente; não a elimina.

School of Pythagoras
Hypatia Quote

Wisdom of Neoplatonism

"Fables should be taught as fables, myths as myths, and miracles as poetic fantasies. To teach superstitions as truths is a most terrible thing. The child mind accepts and believes them, and only through great pain and perhaps tragedy can he be in after years relieved of them."
Hypatia of Alexandria
Mathematician and Astronomer
Personal Writings